O que é e como funciona um e-commerce B2C

COMO FUNCIONA UM E-COMMERCE B2C

Como funciona um e-commerce B2C

Curioso pra saber como funciona um E-commerce B2C? Temos certeza que você estar acostumado a navegar pela internet e acessar diversos sites de compra online, onde ao escolher o seu produto você pode facilmente realizar seu pedido e recebê-lo na comodidade de sua residencia. Geralmente, estes sites que vendem diretamente ao consumidor final são conhecidos como E-commerce B2C, que significa E-commerce Business to Consumer ou se traduzirmos livremente, podemos dizer que é uma relação de compra e venda de “empresa para consumidor”. É um ambiente virtual onde uma empresa realiza a venda de seus produtos diretamente aos seus clientes, consumidores podendo oferecer opções de pagamento em cartão de crédito, boleto bancário ou depósito em conta corrente.

Embora o volume de compra de um comércio eletrônico B2C possa ser menor que um modelo B2B de e-commerce, a reincidência de pedidos de clientes torna seu negócio lucrativo.

Para que sua empresa possa ser competitiva no mercado em que atua, ela precisa estar presente na internet disponibilizando mais um canal de vendas gerando ganhos de produtividade e qualidade.

BENEFÍCIOS DO E-COMMERCE B2C

O investimento necessário para se abrir uma loja virtual é bem inferior aos custos necessários de se abrir uma empresa de venda de produtos de forma física. No modelo tradicional de comércio, para sua loja física existir existem muitos custos envolvidos como aluguel do espaço, compra de imóvel ou reformas necessárias para acomodar seu estabelecimento além de cumprir uma série de obrigatoriedades necessárias pra registro e abertura do imóvel.

Optando por uma loja virtual os custos são inferiores e o tempo de lançamento ao público é bem menor se compararmos com o processo de abertura de uma loja física.

Algumas empresas optam pela abertura de um e-commerce B2C focado em um nicho de mercado para então expandirem aos poucos sua atuação e irem ampliando o seu negócio online conforme vai se adquirindo e conquistando novos clientes. Focar em um nicho de mercado B2C tem suas vantagens pois além focar em produtos específicos, sua loja passa a se tornar referência em determinado assunto além de não competir diretamente com grandes players que vendem de tudo um pouco online.

Um e-commerce B2C de nicho tem a vantagem de se construir um relacionamento mais próximo de seus clientes. Focando em linhas específicas de produtos, sua empresa consegue absorver melhor as necessidades de um seleto grupo de compradores.

Além de possuir sua loja virtual B2C com endereço próprio, você tem a possibilidade de poder vender diretamente seus produtos em grandes lojas online através de integrações com os marketplaces. Neste modelo de vendas, sua empresa expõe seu catálogo de produtos junto com outros fornecedores e ao realizar uma venda, você paga um comissionamento ao marketplace.

Se considerarmos as vendas referentes aos sites B2C e marketplaces, o Brasil é o pais com maior faturamento entre os países da America Latina, segundo o relatório Webshoppers.

como funciona um e-commerce B2C

DESCRITIVOS PLATAFORMA DE E-COMMERCE B2C

  1. Parcelamentos e descontos à vista
    Possibilidades de definição de parcelas, tabela de juros, valor mínimo por parcela, compra com dois cartões de crédito. O lojista pode optar em exibir ou não a quantidade de parcelas nas thumbs de produtos da loja e na página de detalhe. Pode optar também em exibir na página de detalhe uma tabela completa com as opções de parcelamento e descontos à vista que a loja possua.
  2. Recuperação de pedidos com problema no pagamento:
    O sistema envia, de forma automática, e-mail ao cliente informando-o sobre problema em relação ao pedido na forma de pagamento escolhida, sugerindo que realize novamente a compra escolhendo outra forma de pagamento. Ao clicar no e-mail, e logando-se na loja virtual, este visualiza o carrinho de compras já preenchido com os itens do pedido que teve problemas com o pagamento.
  3. Preço diferenciado para marketplaces:
    Para as lojas que possuem integração com marketplaces, permite que seja informado um valor diferenciado para os produtos integrados via SkyHub. Preço maior ou menor que o exibido na loja virtual exclusivamente para os produtos expostos nos marketplaces.
  4. Cadastro de usuários:
    A ferramenta permite cadastrar diversos usuários na administração da loja virtual, atribuir senhas e permissões para diversos menus no ambiente administrativo. Módulos de manutenção de produtos, cadastro de cliente e formas de pagamentos são algumas das funcionalidades com logs de alterações.
  5. Gerenciamento de produtos:
    Uma tela dedicada ao cadastro de produtos da loja virtual permite ao lojista informar tudo relacionado ao item que será cadastrado, informando complemento, descrição resumida, descrição detalhada, peso, largura e altura, diversas imagens extras, vídeo, situação do produto entre outras opções disponíveis. Existe também a flexibilidade de oferecer a este produto frete grátis para determinados estados ou se o mesmo possui frete obrigatório. Ter uma tabela de financiamento por produto e formas de entregas exclusivas.
  6. Produtos virtuais:
    Permite que um produto que foi criado em uma seção possa ser exibido também em outras seções da loja virtual. Ideal para montar seções de coleções e agrupar itens de seções diferentes neste novo ambiente.
  7. Controle de estoque:
    Opcionalmente ao cadastrar produtos na loja virtual pode-se informar a quantidade de itens em estoque e definir regras em que o produto passará para a situação “sem estoque no momento” ou “inativo”. O controle pode ser definido também ao se atingir determinada quantidade do estoque geral para o site todo ou para departamento ou seção. Existe também como opcional a verificação redundante de estoque no processo de finalização do pedido. Com esta verificação a mais se evita que produtos muito procurados em promoções ou produtos com baixo estoque, possam ser vendidos caso muitos clientes estejam comprando o mesmo item praticamente ao mesmo tempo em sua loja.
  8. Ambiente de desenvolvimento/homologação:
    Todas as lojas possuem ambiente para desenvolvimento de novas aplicações e testes. O lojista pode acessar este ambiente caso queira fazer algum experimento antes de publicar na loja virtual de produção.
  9. Cupom de desconto:
    Definir cupons de desconto para serem utilizados na página de carrinho de compras onde o usuário deverá informar o código válido para se beneficiar da promoção. Os cupons de desconto ou “promo code” possuem prazo de validade por data e horário, valor mínimo para poder ser ativado no carrinho de compras, pode ser promocional (mesmo código pode ser utilizado por diversos usuários) ou fidelidade (bônus atrelado a determinado CPF). Ideal para divulgação em campanhas de e-mail marketing. O cupom de desconto também pode ser configurado para ser utilizado diversas vezes ou uma única vez. O lojista também pode limitar a quantidade de utilização do bônus onde o sistema gera um contador na administração.
  10. Desconto progressivo:
    É exibido na página de detalhe do produto informação ao usuário para incentivo à compra. Possibilidade de desconto para compra de 2 itens, 3 itens, acima de 4 itens… Possibilidade de desconto para itens de mesmo departamento ou seção. Possibilidade de desconto para quantidade de itens comprados. Todas as regras definidas pelo lojista na administração da loja virtual
  11. Aviso de carrinho abandonado:
    Tentar recuperar possíveis vendas que abandonaram o carrinho de compras. O sistema permite que seja enviado template de alerta ao cliente sobre os produtos esquecidos no carrinho com link para acesso direto ao carrinho montado no momento do abandono.
  12. URL otimizada:
    URL otimizada (amigável) com o mínimo de parâmetros necessários à navegação passados juntos ao endereço da loja virtual. A formação da URL pode ser personalizada pelo lojista podendo também ajudar no SEO, como por exemplo mudando o nome gerado automático pelo sistema para um texto que considere mais apropriado aos buscadores.
  13. Sitemap e robot.txt:
    As lojas possuem nativamente um arquivo XML denominado sitemap.xml que exibe todas as páginas que existem em sua loja virtual. Ele é atualizado constantemente e de forma automatizada de acordo com o conteúdo existente na loja. Pelo envio de índice de Sitemap, fornecemos vários arquivos Sitemap menores separados em produtos, categorias e conteúdo institucional.
  14. Navegação por marcas:
    Se a loja trabalha com diversas marcas de produtos, este poderá associar para cada marca uma imagem com o respectivo logotipo e este será visualizado na loja virtual fornecendo uma outra opção de navegação do usuário, facilitando a pesquisa de um produto de determinada marca. As marcas são exibidas de acordo com a profundidade de navegação do usuário, exibindo marcas somente caso esta exista no departamento ou seção em que o usuário se encontra. Selecionando uma marca, o usuário visualiza uma página exclusiva com itens que possuem esta marca associada. O lojista pode escolher a ordem de exibição das marcas pela administração da loja.
  15. Sistema de Filtros:
    Cada produto pode ter associado uma ou mais características para que este possa ser filtrado e encontrado na loja virtual, como por exemplo largura do produto, tipo de acabamento, tamanho, cor, quantidade de portas, voltagem, tipo de pulseira, etc. O Sistema de Filtros também permite filtrar por faixa de preço e marca. O lojista pode escolher a ordem de exibição das características e valores pela administração da loja.

MÓDULOS PLATAFORMA DE E-COMMERCE B2C SEGMENTADOS

Para saber mais sobre toda a lista de funcionalidades disponíveis na Plataforma de e-commerce modelo B2C segmentada por grupos de funcionalidades, além dos descritivos citados, acesse os recursos da loja virtual ou entre em contato agora mesmo e converse conosco. Teremos o prazer em ouví-lo e saber mais sobre a sua necessidade e podermos lhe indicar a Plataforma mais adequada à sua necessidade atual ou futura.

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