Os 5 pilares de uma loja virtual

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Pilares de uma loja virtual

E aí você pensa em montar um E-commerce mas não sabe por onde começar. É tanta coisa a ser pensada, planejada… A seguir, vou te dar uma noção de 5 pilares de uma loja virtual com passos a seguir pra ter a sua primeira loja online no ar. Nesse artigo, vou ignorar o aspecto mais essencial do seu negócio: o segmento de atuação, a definição do seu público-alvo e seus produtos.

pilares de uma loja virtual
pilares de uma loja virtual

1.     Empresa

A primeira coisa é ter um CNPJ ativo para associar à sua loja virtual, afinal você precisará estabelecer contratos com vários fornecedores, além de emitir nota fiscal e até contratar colaboradores para executar certas funções no processo. Lembre-se, uma loja online merece a mesma atenção de uma loja física.

2.     Tecnologia

O próximo passo é escolher uma boa empresa para a construção do seu site. Nessa etapa, dois elementos são chaves para o sucesso do seu negócio online, a escolha da plataforma de desenvolvimento e o layout do site. Uma  das plataformas mais utilizadas e confiáveis é o Opencart, adotado por milhares de E-commerces ao redor do mundo. Já o layout precisa ser responsivo e “inteligente”, de navegação fácil e intuitiva, além de bonito, é claro! Um site belo e harmonioso tornará a visita mais agradável e, consequentemente, mais demorada. Outro ponto importante é o servidor onde sua loja ficará hospedada. Escolha um provedor de hospedagem capaz de responder à demanda de visitas sem oscilar.

3.     Pagamento

Um dos segredos para vender bem na internet é oferecer opções aos clientes, e isso também vale para as formas de pagamento. Quanto mais formas disponíveis (boleto, crédito, débito etc.), melhor! É importante também aceitar as diversas bandeiras de cartão de crédito presentes no mercado. Pra quem tá começando no E-commerce, recomendo adotar um “intermediador” de pagamento. Assim você não precisará perder tempo firmando contratos com cada operadora (bancos e cartões) que pretende aceitar em seu site e também não se preocupa com os riscos da transação financeira, pois a responsabilidade pela análise de risco e aprovação venda é do intermediador. PagSeguro, Juno, Mercado Pago e PayPal são algumas opções à sua disposição no Brasil.

4.     Segurança

Outro ponto sensível de um comércio eletrônico é a segurança do sistema. Assim como em uma loja física temos que trancar portas e janelas, colocar alarmes e grades, em um ambiente virtual também temos que nos proteger de ataques como roubo de senhas, acesso a informações dos clientes etc. Nesse contexto, uma das principais ferramentas a ser adotada é o Certificado Digital, cuja principal função é garantir a identidade do seu site ao internauta visitante, evitando assim que outro site se passe por ele para coletar dados privados. A encriptação de dados, a partir de uma camada de segurança (SSL), é outro artifício fundamental para a tranquilidade dos clientes, uma vez que garante a privacidade das informações trocadas entre o site e o visitante.

5.     Divulgação

Finalmente o seu site está no ar com todos os produtos cadastrados, várias opções de pagamento e muita segurança. E agora? Agora é criar um bom plano de comunicação para que sua loja possa ser encontrada. Uma frase que nunca me saiu da cabeça sobre isso é: “negócio online se anuncia online”. É claro que a comunicação do seu projeto não precisa se restringir ao ambiente digital, mas se você tem uma verba restrita, deve começar por aqui. Seu planejamento precisa incluir, pelo menos, quatro elementos: Google Adwords, gestão da presença da sua marca nas redes sociais, e-mail marketing e compra de mídia digital. Um plano de mídia adequado vai te ajudar a conseguir o alcance que sua loja precisa para iniciar um bom fluxo de vendas.

Obviamente existem outros aspectos que precisam ser levados em consideração, como a logística, atendimento ao cliente, políticas de descontos, frete, privacidade, troca etc., contudo os cinco temas acima são os pilares do seu negócio online.

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